Projeto Executivo de Restauração do Sobrado do Padre Taborda em Itaverava-MG

Sobrado do Padre Taborda em Itaverava-MG

A Estilo Nacional foi contratada pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (IPHAN-MG), para elaboração dos Projetos Executivos de Restauração do Sobrado do Padre Taborda, localizado na cidade de Itaverava-MG. A contratação destes projetos representa o compromisso assumido pelo IPHAN junto aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, em face da Ação Civil Pública impetrada por estes entes contra o IPHAN e Município de Itaverava, que pede a recuperação do Bem.

Localizado ao lado da Matriz de Itaverava, na rua Barão de Coromandel, o antigo sobrado foi construído na segunda metade do século XVIII e pertenceu ao primeiro vigário colado da paróquia de Santo Antônio da Itaverava, Padre Manoel Ribeiro Taborda. Internamente, além de pinturas parietais, diversos forros apresentam pintura ornamental atribuída ao Mestre Athaide. O sobrado é tombado pelo IPHAN, com abrangência para o conjunto de edificações em torno deste e da igreja matriz que conserva a fisionomia e a volumetria que caracterizam o ambiente urbano colonial da cidade.

A edificação encontra-se sem utilização, sem proteção física, em estado precaríssimo de conservação, arquitetônica e artisticamente, exibindo degradação de forma progressiva e acentuada. Os projetos visam subsidiar adequadamente as futuras obras de restauração, com o objetivo de garantir a integridade do bem tombado nacionalmente e a devida adequação da edificação aos usos propostos e legislação atuais. Trata-se de um prédio de domínio da municipalidade que abrigará, após a sua restauração, a Casa de Cultura Municipal, ou seja, funções de interesse público, o que permitirá à população em geral o usufruto deste importante objeto cultural.

Excerto de forro cuja pintura ornamental é atribuída ao Mestre Athaíde