Capela Senhor dos Passos em Brumal, Santa Bárbara-MG

Capela Senhor dos Passos, localizada na vila de Brumal, município de Santa Bárbara-MG

No segundo semestre de 2012, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG contratou a Estilo Nacional para a elaboração do Projeto de Restauração da Capela Senhor dos Passos, localizada na vila de Brumal, município de Santa Bárbara-MG, bem cultural protegido pelo Estado desde 1988.

A capela aqui apresentada tem seu término de construção presumido em 1865, data esta indicada em inscrição presente na fachada frontal. Contudo, os mandantes e executores da obra permanecem no anonimato, sendo provável que o templo seja fruto de uma promessa ou voto de um fiel local. Construída em um período de constante crescimento do distrito, sobreviveu aos altos e baixos no número de moradores do mesmo; hoje uma localidade ainda pequena, demarcada na Estrada Real. Seu uso, porém, não é constante e encontra-se resumido às celebrações anuais de Páscoa e aulas esporádicas de catequese. O imóvel passou por várias intervenções ao longo do tempo, tanto no âmbito físico, quanto administrativo e é atualmente de responsabilidade do Curato do Caraça.

Entendendo a autenticidade do bem como sendo aquela adquirida antes da década de 1970, quando sofreu intervenções consideráveis, foram propostas medidas que visam a conservação da matéria e a preservação de sua composição estilística, aquela que a remete às tipologias típicas das capelas mineiras do século XIX. O projeto prevê a preservação das características essenciais ao seu reconhecimento, associadas às medidas de consolidação estrutural, com o objetivo de prolongar a vida útil dos materiais construtivos.

Como principais intervenções, destacamos: demolições de elementos que desconfiguram a volumetria original da capela; retomada de janela vedada e descoberta durante as prospecções; adequação às normas de acessibilidade e requalificação do adro e praça adjacentes.

EQUIPE:
Coordenadora: Arq. Marílis Mendes
Historiadora: Adriene Noronha
Arquitetos e Urbanistas: André Nogueira, Aline Ramos e Paula Maia
Engenheira Civil: Iara Abreu
Orçamentista: Eng. Patrícia Rodrigues
Estagiária: Júlia Faria

CONTRATANTE:
IEPHA/MG - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais

ANO DO PROJETO:
2012/2013